Curso TeachUP 1: Avaliação formativa na prática – os meus alunos estão a aprender?

O que é avaliação formativa?

avaliação formativa consiste na realização de avaliações diárias, frequentemente informais destinadas a examinar a compreensão dos alunos. Permite ao professor decidir qual a melhor forma de ajudar os alunos a desenvolverem o seu percurso de aprendizagem. Geralmente, a avaliação formativa fornece feedback “imediato” aos professores, permitindo-lhes ajustar e adaptar o seu método de ensino de acordo com as necessidades dos alunos.

Não se limitando a números numa caderneta, as práticas de avaliação formativa alteram a sua maneira de lecionar, a forma como os seus alunos aprendem e o modo como a sua sala de aula funciona. A avaliação formativa é também frequentemente conhecida por avaliação NA aprendizagem e é diferente da avaliação sumativa, que é uma avaliação DA aprendizagem.

Para uma diferenciação clara entre estes dois principais tipos de avaliação, observe a seguinte tabela:

Avaliação Formativa

(Avaliação NA Aprendizagem)

Avaliação Sumativa

(Avaliação DA Aprendizagem)

Objetivo: Desenvolver a aprendizagem e o aproveitamento Objetivo: Medir ou controlar resultados
Realiza-se em simultâneo com a aprendizagem dia após dia, minuto a minuto Realiza-se periodicamente, criando imagens do que aconteceu
Centrada no processo de aprendizagem e na evolução da aprendizagem Centrada nos resultados da aprendizagem
Considerada indissociável do processo de ensino e aprendizagem Considerada como algo separado, uma atividade realizada após cada ciclo de ensino e aprendizagem
Colaborativa – Professores e alunos sabem para onde vão, compreendem as necessidades de aprendizagem e utilizam os dados da avaliação como feedback para orientar e adaptar o seu método de acordo com essas necessidades Orientada pelo professor – os professores determinam o que os alunos devem fazer e avaliam o seu desempenho na realização do trabalho
Fluida – Processo contínuo influenciado pela necessidade dos alunos e pelo feedback dos professores Rígida – Aferição inflexível do desempenho do aluno
Professores e alunos assumem o papel de estudantes intencionais Os professores assumem o papel de examinadores e os alunos assumem o papel de examinados.
Professores e alunos utilizam os dados que recolhem para tomar medidas no sentido de um melhoramento contínuo Os professores utilizam os resultados para tomarem decisões finais “sucesso ou insucesso” sobre uma série relativamente fixa de atividades educativas.

 

A tabela acima baseia-se no trabalho realizado pela Universidade da Califórnia sob domínio público, que pode ser consultado aqui.

Nesta secção, iremos analisar mais aprofundadamente o que é a avaliação formativa e que elementos devemos considerar importantes ao avaliar formativamente os nossos alunos.

Para começar, ouçamos duas investigadoras que se debruçaram sobre o tema. Janet Looney, Diretora do Instituto Europeu de Educação e Política Social, e Kay Livingstone, Professora de Políticas e Práticas de Investigação Pedagógica, irão acompanhar-nos com os seus conhecimentos ao longo deste curso.

Ouçamos agora alguns professores-formandos que experimentaram a avaliação formativa durante os seus estudos. O que pensam da avaliação formativa?

 

Atividade > >

Padlet

Criado com o Padlet

 

Reflita sobre a sua prática e partilhe as suas considerações em cada uma das colunas do Padlet abaixo. A seguir, veja as respostas dos seus colegas. Os seus colegas mencionam a mesma informação que mencionou? Utilizam-na do mesmo modo? Responda a, pelo menos, duas publicações com observações/questões sobre a prática dos seus colegas ou diga-lhes apenas que valorizou as suas considerações.